09 julho 2009

Fortaleza será sede do Festival Internacional de Meio Ambiente e Cinema Palermo (Ecovision 2009)


De 18 a 24 de julho Fortaleza vai reunir cinema e meio ambiente

Em sua primeira edição a Fortaleza, o Festival Internacional de Meio Ambiente e Cinema Parlemo (Ecovizion 2009) reúne cinema e meio ambiente. As produções são em diversos formatos cinematográficos. De curta a longa metragem. De documentários a videomakers. A temática do meio ambiente ganha destaque e o cinema vai ficar bem mais verde. Essa é a proposta do Festival, realizado pela Associação Harco que reunirá produções internacionais de filmes ambientais. O evento acontece anualmente em Parlemo, Itália e acontecerá em Fortaleza, no período de 18 a 24 de julho, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O Ecovision 2009 convida o público a refletir sobre o meio ambiente e sua perspectiva importância para a humanidade. Misturando arte cinematográfica com a realidade ambiental, o festival unirá mais de 50 curtas metragens de vários países. O objetivo é promover o conhecimento e o intercâmbio cultural, utilizando a cinematografia como instrumento para difundir os problemas ambientais e discutir o desenvolvimento ecossustentável. Além de apresentar documentários de cineastas e videomakers, a mostra realiza também palestras sobre a temática do cinema e meio ambiente. O Festival acontece há cinco anos na Europa e será realizado pela primeira vez no Brasil.

Segundo Nauer Spíndola, diretor da Harco e um dos coordenadores do Festival na cidade, por meio do Ecovision é possível discutir o desenvolvimento eco-sustentável e os diferentes conceitos do meio ambiente. “Promovendo o conhecimento e contribuindo para a difusão de filmes realizados por diretores que saibam tratar da temática com sensibilidade e inovação, dispondo de autêntica pesquisa lingüística, formal e artística”, diz Nauer.

Para o diretor do festival, o italiano Daniele Ottobre, a escolha do Brasil para a realização do projeto se deu pela riqueza de sua biodiversidade e a necessidade de conscientizar a população sobre o tema. “O meio ambiente está a beira de um colapso e precisamos chamar a atenção para essa tragédia que se anuncia. Por isso criamos o festival Palermo, na Sicília, através da Ecovision. Queremos despertar a problemática, daí a importância de trazê-lo para cá”, explica.

Festival Cinema e Meio-Ambiente

O Ecovision foi criado em Parlemo, na Itália, em sua abordagem traz filmes dos mais diversos países, que mostram como andam as relações dos homens com meio ambiente. Cerca de 77 países participaram do último Ecovision, com exibição de curtas metragens, documentários e animações. Em sua programação, é dada preferência a filmes inéditos que considerem, sobretudo, o relacionamento entre homem e meio ambiente. A entrada é gratuita.

Mais Informações:

Datas do Festival: 18 a 24 de julho Horário: 20h30 às 22h30min Entrada: Gratuita Associação Harco (Rua General Eurico, 25, Varjota) Contato : (85) 91695764 Assessoria: Marylenne Freitas (91122249) e Pérola Custódio (99328745) www.ecovisionfestival.com

0

Nenhum comentário:

Postar um comentário