15 junho 2015

O que estou descobrindo no meu intercâmbio

Essa vista foi super especial. 


Estava conversando com uma amiga sobre as delícias de se fazer um intercâmbio, e a maravilhosa sensação de transformação que acontece diariamente com a gente. Horas acontece aos poucos e a gente nem percebe. E em algumas situações a nossa mudança é tão real que a gente  já percebe o quanto cresceu. Sim, a sensação é enriquecedora, única e pessoal. O nosso papo foi tão profundo e legal e me fez refletir sobre o que estou descobrindo a cada dia.

Ela me contou que no intercâmbio dela (não lembro qual o seu destino), chegou sem saber cozinhar nem um ovo. Na verdade ela nunca nem tinha tentado. Foi então, quando descobriu que era uma cozinheira de mão de cheia, voltou pro seu país de origem cozinhando para todo mundo. Já outras duas amigas, que foram morar em Nova York, tiveram experiências gastronômicas que quando voltaram para o Brasil colocaram um empreendimento "despretensioso" de churros no melhor estilo “food truck”, e hoje as duas são empresárias de sucesso lá no Ceará.

Também teve outra amiga que foi morar por dois anos na Nova Zelândia, lá descobriu com a solidão a valorizar sua família, seu país de origem, e percebeu que até então seu ex-namorado brasileiro era o amor de sua vida. Quando voltou pra terrinha reencontrou esse amor, e hoje comemora cinco anos de casamento, segundo ela os mais felizes de sua vida.

Enfim, não sei o que é, mas varia de cada um. De cada propósito. De cada história. Depende de como estamos escrevendo o roteiro de nossas vidas. São descobertas que na minha opinião, é necessário sair da "zona de conforto" para poder saber. Aí comentei no comecinho desse texto com a minha amiga que realmente o melhor do intercâmbio é descobrir que a gente é mais interessante do que imagina, e mais admirável também.

E estou doida para descobrir qual o meu melhor encontro nisso aqui. Enquanto isso, vou estudando inglês, aprendendo um novo idioma, fazendo novos amigos, conhecendo várias culturas, provando comidas diferentes, procurando emprego, conhecendo lugares lindos que só tem aqui, rindo dos perrengues, além de  aprender a lidar com os momentos de solidão, com a saudade da família e dos amigos. No final, sobra uma ação motivadora de saber que podemos lidar melhor com esse turbilhão de emoção do que se imagina. E que vamos voltar ou chegar a um ponto de saída diferente do que encontramos na chegada. A transformação deve estar nisso aí.

15 comentários:

  1. Você é uma linda, dedicada e rica no próprio jeito. Te amo, prima
    Átila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu querido Átila por sempre nos tocar com sua incrível sensibilidade. Boa leitura sempre por aqui. Beijos de saudades

      Excluir
  2. Amiga, saudade de tu!!! Aproveite tido que a vida tem a oferecer!!!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcita como andam as coisas por aqui? Saudade tua nega linda. Grata por todo carinho viu? Beijinhos no coração!!!!

      Excluir
  3. Amiga, saudade de tu!!! Aproveite tido que a vida tem a oferecer!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. ai amiga fiquei toda orgulhosa agora. sou tão grata a Deus por ter uma amiga tão maravilhosa aqui nessa terrinha...thank you ;*

      Excluir
  5. Texto maravilhoso. Você é maravilhosa. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita que agora meu sorriso se abriu de uma ponta a outra que foi bater no coração. Te amo mãe. E obrigada por apoiar minhas loucuras :** Te amo.

      Excluir
  6. Perolita, entregue-se de corpo e alma a essa experiência e você vai crescer muito! Sair da rotina e enfrentar desafios que parecem bobos, como a tarefa de cozinhar, ou de se virar em uma nova lingua testam a nossa capacidade de adaptação e nos tornam mais maduras para desafios maiores. Tem gente que vai e volta como se nada tivesse acontecido, mas quem vive essa experiência plenamente descobre um mundo totalmente novo que existe dentro de si.

    Beijooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sábias palavras linda Belzita :) you this forever in my heart..i love you...xoxo
      que venha o crescimento e toda a prosperidade...

      Excluir
  7. Querida estou muito orgulhosa do seu vôo solo, de asas e coração abertos. Muito feliz com suas descobertas e conquistas. Parabéns! !! Susie.♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Susie :) A vida só tem sentido quando encontramos amigas leais como você. Te amo e um beijo no seu coração gigante....

      Excluir